O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 18 de abril de 2009

Em um só Deus




O Monoteísmo






Bismi l-Ābi wa l-Ibni wa r-Rūḥi l-Qudus al-Ilāhu l-Wāḥid



UM SÓ - "OUVE OH ISRAEL O SENHOR TEU DEUS É O ÚNICO DEUS." Dt 6,4

Mesmo porque caso houvessem dois ou mais 'deuses', nenhum deles poderia ser ilimitado, na medida em que um limitaria o outro. Teríamos assim duas entidades ou uma multidão de entidades finitas e Deus algum. 

Deus deve ser necessariamente ilimitado ou infinito, logo Uno e não múltiplo.

Mas e se, dentre os deuses, um comandar e os demais obedecerem?

Perceba que se um manda e os demais obedecem não temos igualdade mas superioridade.

Um Deus superior e um porção de deuses subordinados ou inferiores.

Se você quiser crer assim é mera questão de nomes ou termos, pois já esta professando o monoteísmo da medida em que declara que o Deus comandante não tem propriamente parceiros que limitem-no ou disputem-lhe o mando, sendo distinto dos demais, superior, singular; enfim único.

A única coisa que lhe falta é ser honesto, coerente, sóbrio e admitir que os demais deuses inferiores não passam de criaturas produzidas ou criadas pelo Deus único e superior. Superiores aos homens, se quiseres (intermediários) mas de modo algum divinos.

Todos os remanescentes do paganismo antigo chegaram a esta solução, por isso os brâmanes com todos os hindus mais esclarecidos professam o monoteísmo ou o panenteísmo, de modo algum o politeísmo professado apenas pela gente inculta e rude. Assim entre os chineses mais esclarecidos... etc, etc, etc Mesmo o paganismo africano reconhece a existência de um Ser Superior cognominado Olorum.

Neste caso qual a origem dos deuses?

Há diversas hipóteses

Alguns imaginam que os deuses personifiquem as forças da natureza que aterrorizavam o homem primitivo por ocasião das catástrofes naturais, especialmente das tempestades e tornados.

De fato Metrodoro de Lampsaco (O antigo) num de seus comentários a Homero reproduzido por Taciano, o Sírio no seu 'Discurso aos gregos' reconhece que todas essas narrativas de deuses são literariamente estúpidas, esboçando a opinião alegórica e opinando que nem Hera, nem Atena, nem Zeus, sejam o que pensam aqueles que levantam templos e santuários para eles, MAS FORÇAS DA NATUREZA E ORDENAÇÃO DOS ELEMENTOS. Tac 'Disc da graecos' XXI, 1995 pg 20

No entanto é perfeitamente possível que tal homem atribuísse tais eventos não há algo como deuses, mas a espíritos, já espíritos da natureza, já espíritos desencarnados, os quais posteriormente foram assumindo o caráter de deuses.

O que nos remete necessariamente a tese de Evemeros de Mesena, alias antecipada pelo sofista Prodico de Céos, e abraçada por diversos padres da Igreja, assim Agostinho na 'Civita Dei'. Segundo esta doutrina os deuses outra coisa não seriam que os homens ilustres do passado - em especial dos reis e rainhas - canonizados. Já os deuses infernais nada seriam além dos homens ilustres do passado que se destacaram pela maldade ou pela crueldade.


DEUS - "DISSE A MOISÉS: EU SOU O ETERNO." Ex 3,14

Deus é aquele que existe desde toda eternidade ou melhor aquele que porta a eternidade em si mesmo como atributo seu.

Aquele que não teve criador ou produtor, mas que auto existindo em sí mesmo e por seu próprio poder deu origem a todas os demais seres que nele subsistem, ou seja, as criaturas.

Implica admitir que Deus se encontra 'fora' das categorias de tempo e espaço e; consequentemente do universo material. O qual consequentemente encontra-se em Deus.

Sendo Deus infinito e ilimitado e o universo limitado e finito só nos resta admitir que Deus seja o continente e o universo o conteúdo.

Nem por isso acha-se Deus excluído do universo material mas nele presente como a água numa esponja. Assim se Deus transcende a este universo também o penetra e preenche com seu Ser.

Esta aqui mas não apena aqui, esta em todos os lugares e não podemos localiza-lo e espaço algum. Deus é difuso não localizável.

"A fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival." Is 45,6

"Não há Deus fora de mim." Is 45,26

"Os outros deuses não existem." Is 45,14

"Poderá o homem fabricar deuses para si? Não serão deuses, porém!" Jr 16,20

"De tudo isso podeis concluir que não são deuses, e que nenhum respeito lhes deveis." Br 6,22"13.

"O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; dá-lhe forma humana, fá-la um belo tipo de homem, para colocá-la numa casa.

Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinham deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer.

Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer; queima-a também para cozer o pão; enfim serve-se dela para fabricar um ídolo diante do qual se prosterna.

Queima a metade de sua madeira, sobre a brasa assa a carne, come esse assado até fartar-se. Então aquece-se e diz: Como é bom sentir o calor e admirar a chama!

Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adorá-lo e orar dizendo: Salva-me, tu és meu deus.

Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender." Is 44

Os gentios ilustrados não pensavam doutro modo.

Assim o faraó Akhenaten - alias o verdadeiro pai do monoteísmo -


Como são múltiplas as tuas obras
Estão ocultas aos olhos do homem.
Ó Deus único, sem igual,
Fizeste a terra segundo teu desejo.



Assim a prece de Ariuna


"Aqueles, cuja vontade obedece a um desejo qualquer, procuram outras divindades, adotando esta ou aquela forma de culto, segundo sua própria natureza.

Qualquer que seja a forma de divindade a que um devoto rende culto com verdadeira fé é a mim que busca com fé inquebrantável.

Cheio dessa fé. o devoto procura agradar tal divindade, servindo-a com esmero e dela consegue a satisfação dos seus desejos. Mas sou Eu que lhe ofereço bens com saciedade.

No entanto, a recompensa obtida por esses homens de fraco entendimento é limitada. Quem adora deuses vai a deuses; quem adora a Mim aproxima-se de mim!

Os ignorantes, desconhecendo minha natureza de Ser Supremo e imperecível, pensam que Eu, imanifesto como sou, tenho uma forma visível e manifesta; mas não tenho.

Meu poder oculto pelas aparências ilusórias não se manifesta a todos, por isso o mundo, vítima de engano, me desconhece. Mas eu não estou sujeito ao nascimento nem à morte.

Eu conheço todos os seres, passados, presentes e futuros, oh Arjuna, mas nenhum deles Me conhece.

.....

Aqueles que pelos atos virtuosos, venceram a maldade, libertam-se da ilusão que é o pecado, estes Me adoram com vontade perseverante.

Aqueles que refugiam-se em Mim, esforçando-se para livra-se da velhice e da morte, conhecem DEUS, o espírito supremo que vive por si.

E aqueles que, com o pensamento elevado, Me conhecem como ser supremo e plena divindade...

O que é esse DEUS o que é o espírito supremo, o que é o operante? A que se dá o nome de ser supremo e plena divindade?

DEUS é o Imperecível e o Supremo; sua natureza essencial é denominada espírito eterno."


E entre os gregos ilustres Xenofanes mestre de Colofon:
“Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões
E pudessem com as mãos desenhar e criar obras como os homens,
Os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois,
Desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam
Tais quais eles próprios têm.”

Devemos fugir assim ao erro fatal dos judeus e maometanos os quais tendo separado o Uno deste universo e das criaturas todas ousaram situa-lo num determinado local chamado céu ou paraíso, o qual chegaram a apresenta como morada da divindade. E portanto como algo superior a ela ou capaz de conte-la!!!

Por tanto não devemos compreender a imaterialidade de Deus como fator de separação absoluta entre Deus e o universo. A ponto de Deus não estar presente em nosso planeta e nosso planeta dele, mas fixado em qualquer outro lugar!

Caso o Uno não se encontre entre os seres criados e os seres criados não se encontrem no Uno achando-se separados um do outro apresentamos um deus limitado pelo universo. O que é absurdo. Eis porque a igreja tem afirmado um Deus espiritual mas presente (não localizado) no mundo.

Na esteira dos próprios Evangelhos: Estava no mundo que por ele foi feito.

Implica admitir que Deus e os seres criados subsistem em conjunto ou integradamente: Deus neles e eles em Deus - Que é o espaço do espaço - enquanto sustentáculo de todos os mundos e formas de existência.

A luz do mistério da Encarnação os cristãos vinculam e associam transcendência a imanência e imanência a transcendência, evitando precipitar-se no abismo da transcendência absoluta e cair no erro da limitação.

Nada pode subsistir fora de Deus ou estar totalmente separado dele.

Eis porque em certo sentido - Impróprio - o Universo material pode ser chamado divino, pelo fato de subsistir em Deus e ser totalmente preenchido por seu Ser. E no entanto este universo material, subsistindo em Deus não é Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário