O Monoteísmo
UM SÓ - "OUVE OH ISRAEL O SENHOR TEU DEUS É O ÚNICO DEUS." Dt 6,4
Mesmo porque caso houvessem dois ou mais 'deuses', nenhum deles poderia ser ilimitado, na medida em que um limitaria o outro. Teríamos assim duas entidades ou uma multidão de entidades finitas e Deus algum.
Deus deve ser necessariamente ilimitado ou infinito, logo Uno e não múltiplo.
Mas e se, dentre os deuses, um comandar e os demais obedecerem?
Perceba que se um manda e os demais obedecem não temos igualdade mas superioridade.
Um Deus superior e um porção de deuses subordinados ou inferiores.
Se você quiser crer assim é mera questão de nomes ou termos, pois já esta professando o monoteísmo da medida em que declara que o Deus comandante não tem propriamente parceiros que limitem-no ou disputem-lhe o mando, sendo distinto dos demais, superior, singular; enfim único.
A única coisa que lhe falta é ser honesto, coerente, sóbrio e admitir que os demais deuses inferiores não passam de criaturas produzidas ou criadas pelo Deus único e superior. Superiores aos homens, se quiseres (intermediários) mas de modo algum divinos.
Todos os remanescentes do paganismo antigo chegaram a esta solução, por isso os brâmanes com todos os hindus mais esclarecidos professam o monoteísmo ou o panenteísmo, de modo algum o politeísmo professado apenas pela gente inculta e rude. Assim entre os chineses mais esclarecidos... etc, etc, etc Mesmo o paganismo africano reconhece a existência de um Ser Superior cognominado Olorum.
Neste caso qual a origem dos deuses?
Há diversas hipóteses
Alguns imaginam que os deuses personifiquem as forças da natureza que aterrorizavam o homem primitivo por ocasião das catástrofes naturais, especialmente das tempestades e tornados.
De fato Metrodoro de Lampsaco (O antigo) num de seus comentários a Homero reproduzido por Taciano, o Sírio no seu 'Discurso aos gregos' reconhece que todas essas narrativas de deuses são literariamente estúpidas, esboçando a opinião alegórica e opinando que nem Hera, nem Atena, nem Zeus, sejam o que pensam aqueles que levantam templos e santuários para eles, MAS FORÇAS DA NATUREZA E ORDENAÇÃO DOS ELEMENTOS. Tac 'Disc da graecos' XXI, 1995 pg 20
No entanto é perfeitamente possível que tal homem atribuísse tais eventos não há algo como deuses, mas a espíritos, já espíritos da natureza, já espíritos desencarnados, os quais posteriormente foram assumindo o caráter de deuses.
O que nos remete necessariamente a tese de Evemeros de Mesena, alias antecipada pelo sofista Prodico de Céos, e abraçada por diversos padres da Igreja, assim Agostinho na 'Civita Dei'. Segundo esta doutrina os deuses outra coisa não seriam que os homens ilustres do passado - em especial dos reis e rainhas - canonizados. Já os deuses infernais nada seriam além dos homens ilustres do passado que se destacaram pela maldade ou pela crueldade.
DEUS - "DISSE A MOISÉS: EU SOU O ETERNO." Ex 3,14
Deus é aquele que existe desde toda eternidade ou melhor aquele que porta a eternidade em si mesmo como atributo seu.
Aquele que não teve criador ou produtor, mas que auto existindo em sí mesmo e por seu próprio poder deu origem a todas os demais seres que nele subsistem, ou seja, as criaturas.
Implica admitir que Deus se encontra 'fora' das categorias de tempo e espaço e; consequentemente do universo material. O qual consequentemente encontra-se em Deus.
Sendo Deus infinito e ilimitado e o universo limitado e finito só nos resta admitir que Deus seja o continente e o universo o conteúdo.
Nem por isso acha-se Deus excluído do universo material mas nele presente como a água numa esponja. Assim se Deus transcende a este universo também o penetra e preenche com seu Ser.
Esta aqui mas não apena aqui, esta em todos os lugares e não podemos localiza-lo e espaço algum. Deus é difuso não localizável.
Implica admitir que Deus se encontra 'fora' das categorias de tempo e espaço e; consequentemente do universo material. O qual consequentemente encontra-se em Deus.
Sendo Deus infinito e ilimitado e o universo limitado e finito só nos resta admitir que Deus seja o continente e o universo o conteúdo.
Nem por isso acha-se Deus excluído do universo material mas nele presente como a água numa esponja. Assim se Deus transcende a este universo também o penetra e preenche com seu Ser.
Esta aqui mas não apena aqui, esta em todos os lugares e não podemos localiza-lo e espaço algum. Deus é difuso não localizável.
"A fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival." Is 45,6
"Não há Deus fora de mim." Is 45,26
"Os outros deuses não existem." Is 45,14
"Poderá o homem fabricar deuses para si? Não serão deuses, porém!" Jr 16,20
"De tudo isso podeis concluir que não são deuses, e que nenhum respeito lhes deveis." Br 6,22"13.
"O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; dá-lhe forma humana, fá-la um belo tipo de homem, para colocá-la numa casa.
Vai cortar madeira, apanha um roble ou um carvalho que tinham deixado crescer entre as árvores da floresta que o Senhor havia plantado, e que a chuva havia feito crescer.
Depois faz com a madeira um fogo, e leva-o para se aquecer; queima-a também para cozer o pão; enfim serve-se dela para fabricar um ídolo diante do qual se prosterna.
Queima a metade de sua madeira, sobre a brasa assa a carne, come esse assado até fartar-se. Então aquece-se e diz: Como é bom sentir o calor e admirar a chama!
Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adorá-lo e orar dizendo: Salva-me, tu és meu deus.
Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender." Is 44
Os gentios ilustrados não pensavam doutro modo.
Assim o faraó Akhenaten - alias o verdadeiro pai do monoteísmo -
Os gentios ilustrados não pensavam doutro modo.
Assim o faraó Akhenaten - alias o verdadeiro pai do monoteísmo -
Como são múltiplas as tuas obras
Estão ocultas aos olhos do homem.
Ó Deus único, sem igual,
Fizeste a terra segundo teu desejo.
Assim a prece de Ariuna
"Aqueles, cuja vontade obedece a um desejo qualquer, procuram outras divindades, adotando esta ou aquela forma de culto, segundo sua própria natureza.
Qualquer que seja a forma de divindade a que um devoto rende culto com verdadeira fé é a mim que busca com fé inquebrantável.
Cheio dessa fé. o devoto procura agradar tal divindade, servindo-a com esmero e dela consegue a satisfação dos seus desejos. Mas sou Eu que lhe ofereço bens com saciedade.
No entanto, a recompensa obtida por esses homens de fraco entendimento é limitada. Quem adora deuses vai a deuses; quem adora a Mim aproxima-se de mim!
Os ignorantes, desconhecendo minha natureza de Ser Supremo e imperecível, pensam que Eu, imanifesto como sou, tenho uma forma visível e manifesta; mas não tenho.
Meu poder oculto pelas aparências ilusórias não se manifesta a todos, por isso o mundo, vítima de engano, me desconhece. Mas eu não estou sujeito ao nascimento nem à morte.
Eu conheço todos os seres, passados, presentes e futuros, oh Arjuna, mas nenhum deles Me conhece.
.....
Aqueles que pelos atos virtuosos, venceram a maldade, libertam-se da ilusão que é o pecado, estes Me adoram com vontade perseverante.
Aqueles que refugiam-se em Mim, esforçando-se para livra-se da velhice e da morte, conhecem DEUS, o espírito supremo que vive por si.
E aqueles que, com o pensamento elevado, Me conhecem como ser supremo e plena divindade...
O que é esse DEUS o que é o espírito supremo, o que é o operante? A que se dá o nome de ser supremo e plena divindade?
DEUS é o Imperecível e o Supremo; sua natureza essencial é denominada espírito eterno."
E entre os gregos ilustres Xenofanes mestre de Colofon:
E entre os gregos ilustres Xenofanes mestre de Colofon:
“Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões
E pudessem com as mãos desenhar e criar obras como os homens,
Os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois,
Desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam
Tais quais eles próprios têm.”
Devemos fugir assim ao erro fatal dos judeus e maometanos os quais tendo separado o Uno deste universo e das criaturas todas ousaram situa-lo num determinado local chamado céu ou paraíso, o qual chegaram a apresenta como morada da divindade. E portanto como algo superior a ela ou capaz de conte-la!!!
Por tanto não devemos compreender a imaterialidade de Deus como fator de separação absoluta entre Deus e o universo. A ponto de Deus não estar presente em nosso planeta e nosso planeta dele, mas fixado em qualquer outro lugar!
Caso o Uno não se encontre entre os seres criados e os seres criados não se encontrem no Uno achando-se separados um do outro apresentamos um deus limitado pelo universo. O que é absurdo. Eis porque a igreja tem afirmado um Deus espiritual mas presente (não localizado) no mundo.
Na esteira dos próprios Evangelhos: Estava no mundo que por ele foi feito.
Por tanto não devemos compreender a imaterialidade de Deus como fator de separação absoluta entre Deus e o universo. A ponto de Deus não estar presente em nosso planeta e nosso planeta dele, mas fixado em qualquer outro lugar!
Caso o Uno não se encontre entre os seres criados e os seres criados não se encontrem no Uno achando-se separados um do outro apresentamos um deus limitado pelo universo. O que é absurdo. Eis porque a igreja tem afirmado um Deus espiritual mas presente (não localizado) no mundo.
Na esteira dos próprios Evangelhos: Estava no mundo que por ele foi feito.
Implica admitir que Deus e os seres criados subsistem em conjunto ou integradamente: Deus neles e eles em Deus - Que é o espaço do espaço - enquanto sustentáculo de todos os mundos e formas de existência.
A luz do mistério da Encarnação os cristãos vinculam e associam transcendência a imanência e imanência a transcendência, evitando precipitar-se no abismo da transcendência absoluta e cair no erro da limitação.
Nada pode subsistir fora de Deus ou estar totalmente separado dele.
Nada pode subsistir fora de Deus ou estar totalmente separado dele.
Eis porque em certo sentido - Impróprio - o Universo material pode ser chamado divino, pelo fato de subsistir em Deus e ser totalmente preenchido por seu Ser. E no entanto este universo material, subsistindo em Deus não é Deus.
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